Resenha Crítica sobre a abordagem em família
Professor: Valdilene Turini
Aluno: Marcelo da Silva Dal’Col
Período: 4º PSI A, 2º semestre 2013.
Referência: MARTINS, Heloisa; SZYMANSKI, Heloisa: A abordagem ecológica de Urie Bronfenbrenner em estudos com famílias. Estudos e pesquisas em psicologia, UERJ-Rio de Janeiro, ano 4 n. 1, 1º semestre 2004.
Resenha Crítica: Sobre o artigo “A abordagem ecológica de Urie Bronfenbrenner em estudos com famílias”
O artigo trata de uma abordagem teórica atualizada de Urie Bronfenbrenner, acontribuição de estudos com crianças e famílias Diversas áreas das ciências humanas vem tentando ao logo da história decifrar de fato a essência da terminologia família, tentando compreender as situações submersas no seio familiar.
Entretanto é de extrema importância vincular uma ligação objetiva e concreta entre as terminologias teóricas e os métodos utilizados para alcançar dados precisos em pesquisas de cunho natural. Estabelecendo associações seguras entre teoria e prática.
O texto nos leva a refletir sobre vários aspectos indicados em pesquisas com famílias e crianças em diferentes meios sociais, bem como sua margem natural. Onde são elencadas as teorias ecológica e sistêmica, segundo Bronfenbrenner. O pesquisador por sua vez possibilita partindo das teorias ecológica e sistêmica, a analise da pessoa em desenvolvimento, do meio em que vivencia e dos procedimentos de interação que podem ou não ser agentes diretos do próprio desenvolvimento humano, seguindo a ordem cronológica do tempo.
Dessa forma pode-se compreender que o modelo teórico de rede só existe quando há um entendimento científico de processos interpessoais mínimos do desenvolvimento humano, onde se pesquisa as condições do ambientes onde estão inseridos os seres humanos.
Por fim entende-se que a abordagem metodológica seguindo os dados de analise qualitativa em contexto natural é de fundamental importância para o entendimento dos processos que envolvem família e