Resenha crítica mas afinal o que é a educação física ?
Walter inicia seu discurso com uma crítica aos definidores da ed. física ao dizer que só podemos definir algo em absoluto se o mesmo não tem história.
Matutando sobre a relação entre cultura, história e ed. física, além das grade currículares do curso nas faculdades e universidades começo a perceber a importântia, não da definição, mas de não se ater apenas nos movimentos físicos, pois para cada situação de tempo e região a ed. física se mostra necessária de formas variadas, portanto sou contra a definição de gaya quando ele diz ser a cultura corporal do movimento humano.
Acho interessante quando walter diz ser importante se ter maior clareza na pergunta, pois na pergunta em si se encontra a resposta, se toda pergunta provém de uma necessidade, então é importante saber a necessidade da ed. física para definir o projeto na sociedade.
O desconforto que se da na questão do debate se da na generalidade da mesma, como poderia se da por uma pergunta pobre (não é o caso), fica claro na inclusão hemenêutica no debate.
(hemenêutica é a parte da filosofia que estuda a interpretação, no caso do debate a interpretação da pergunta)
Walter também cita ser importante entender o sentido motivador da pergunta para começar a busca pela resposta, para se responder é necessário dois momentos. Primeiro definir o que a ed. física vem sendo no momento e local pré definidos e segundo o que você busca da ed. físicapara o futuro enquanto projeto de sociedade.
Para mim ficou claro que a definição de Walter é algo parecido com:
A ed. física é um conjunto de projetos sociais que se argumentam, tornando-se possível uma definição democrática do projeto de melhor argumento em um determinado momento, este momento define a ed. física com uma variável cultural, regional e histórica tornando-se possível se ter uma definição para cada momento ou melhor dizendo para cada projeto de sociedade.
Para ele não há uma definição e nem