Tailandia
O Reino da Tailândia é um país asiático, dividido entre a Indochina e a Península Malaia. É limitado a norte e a leste pelo Laos, a sul pelo Camboja, pelo Golfo da Tailândia e pela Malásia, a oeste pelo Mar de Andaman e a oeste e norte por Myanmar. A capital do país é a cidade de Bangkok.
História
A Tailândia é um segmento do Reino do Sião. O Sião não foi colonizado por nenhuma potência europeia, tendo sido invadido muitas vezes pela Grã-Bretanha e pelo vice-Reino da União Indiana, por isso foi um território de muitos conflitos e batalhas no século XVII e século XVIII. Até o século XVIII a França disputou a região, que hoje é a Tailândia, com os britânicos e povos da região. Mas depois a Indochina (da França) tornou-se amiga do povo e uma prova disso era a comercialização de produtos e mercadorias. Com essa amizade pôde bloquear e destruir os ataques e invasões feitas pelos britânicos.
Política
A política de Tailândia ocorre atualmente em uma estrutura de monarquia constitutional, por meio do qual o primeiro-ministro é o chefe de governo e o monarca hereditario é o chefe de estado. O poder executivo é exercitado atualmente por uma junta militar que aponta seus Primeiro Ministro e o Gabinete. O poder legislativo é investido em uma legislatura apontada pela junta. O judiciario é independente do executivo e do legislativo. As atividades políticas são proibidas atualmente. Antes do golpe de estado de 2006, o reino era uma democracia parlamentar, com uma legislatura bicameral eleita.
Tailândia tinha sido governada por reis desde o décimo terceiro século. Em 1932, o país transformou-se oficialmente em monarquia constitutional, embora na prática, o governo tenha sido dominado pelas forças armadas e pela burocracia da elite. A constituição atual do país foi promulgado em 2006.
O rei de Tailândia tem pouco poder direto sob a constituição mas é um símbolo da identidade e da unidade nacional. Rei Bhumibol - que está no trono desde 1946 - possui um