Resenha Crítica Manifesto Comunista
CAMPUS DE ITABIRA
ANNA CAROLINA EDUARDO PEREIRA – 21149 DOUGLAS DE PAULA FERREIRA – 22159 FLAVIO REZENDE CUNHA - 28847
DISCIPLINA BAC013 – CIDADANIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Resenha Crítica – O Manifesto Comunista
ITABIRA
2014
O MANIFESTO COMUNISTA: RESENHA CRÍTICA
Karl Marx
Friedrich Engels
RESUMO
Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo cientifico bem como, de forma geral as regras de apresentação, o resumo, a citação no texto e as referências. As orientações aqui apresentadas baseiam-se na norma para apresentação de artigo científico, a NBR 6022 da (ABNT, 2003a).
Palavras-chave: comunismo, marxismo, proletariado, burguesia
1 INTRODUÇÃO
Em 1848, foi publicado pela primeira vez, em Londres, o Manifesto do Partido Comunista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels. Segundo Coggiola (2010), naquela época, todos acreditavam que a Europa estava às vésperas de uma revolução, a “revolução de fevereiro”, na França. A obra coincidiu com o início da esperada revolução, a qual estourou na Suíça e espalhou-se pela Itália e França. Posteriormente, esta atingiu também a Renânia, Prússia, Áustria e Hungria.
Eric J. Hobsbawm afirma que o cenário europeu colaborou para o levante revolucionário europeu. A crise econômica europeia; um levante camponês na Galícia; a eleição de um papa liberal; uma guerra civil entre radicais e católicos, vencida por radicais; autonomistas sicilianas em Palermo; tudo isso representou os primeiros rugidos da tempestade. Assim, toda a Europa já estava pronta para uma notícia sobre a eclosão de uma revolução (COGGIOLA, 2010).
O Manifesto Comunista representa uma das obras políticas mais importantes que existe. Apesar de ser publicado em 1848, a obra de Marx e de Engels se enquadram na atualidade. O objetivo deste artigo é realizar uma análise crítica da obra e iniciar uma