resenha crítica Linda Davidoff
“ O Inicio: Da concepção à infância”
DAVIDOFF, Linda, Inicio: da Concepção à Infância. In: Linda DAVIDOFF. Introdução a Psicologia. 3ª Ed. Makron books, 2001 p. (417 a 464). O Capitulo dez da obra Introdução à psicologia, concentra-se no período da vida que começa na concepção até o fim da infância. Esse capitulo, divide-se em sete textos desenvolvimento: um processo que se prolonga pela vida inteira, Desenvolvimento pré-natal, Bebês no nascimento, Desenvolvimento cognitivo: teoria de Piaget, Desenvolvimento social, Formação de vínculo e Desenvolvimento moral. Em geral todos trabalhados desenvolvidos em uma linguagem bem simples e explicativa, com vários exemplos.
O texto introdutório conta o caso de Michael um garoto com dificuldades em de se ajustar a novas situações. Mostra que os sinais de seu desajuste começam muito cedo desde em sua alimentação, o primeiro banho, a adaptação a novas pessoas e novos ambientes sempre um problema. Fala da importância da atenção a esses sinais, tanto por parte da família como da escola. Também a da necessidade da procura profissional para que experiências negativas vividas no inicio da vida não limitem ou tenham repercussões negativas futuramente. Para Davidoff “crianças são indivíduos desde o despontar da vida porque cada pessoa é resultado de uma combinação singular de hereditariedade e experiência”. Logo, toda experiência tende a influenciar o seu comportamento futuro.
Desenvolvimento um processo que se prolonga pela vida inteira.
Se antes a Psicologia do desenvolvimento concentrava-se apenas na infância, hoje a psicologia do desenvolvimento abrange toda a vida. Desde o crescimento da estrutura física, o comportamento e o funcionamento mental de todas as fases. O que é de extrema importância já que somos frutos de todas as nossas experiências, e estamos em constante moldagem.
De inicio a autora destaca que é inquestionável afirmação que hereditariedade e o meio ambiente interagem