Resenha Crítica do Livro " O que é Literatura" de Maria Helena Martins
Docente: Rogério Martins
Disciplina: Leitura e Produção de Texto II
II Semestre
Simony Kelly Mariano Araujo
MARTINS,Maria Helena.“O que é leitura.” São Paulo: BRASILIENSE. 1994 (coleção primeiros passos:74)
RESENHA CRÍTICA
Maria Helena Martins, no livro “O que é leitura’ apresenta concepções necessárias para o inicio da leitura a partir do primeiro contato entre o homem e o universo das letrascomo livros, revistas, jornais, folhetos... Tratará também sobre a” Decodificação e Compreensão” e os três níveis de leitura,” Leitura Sensorial, Emocional e Racional”.
No inicio do livro, Maria Helena entra no mundo fictício, trazendo nos exemplos, como a primeira relação entre Tarzan e os vários livros que encontra na cabana do falecido pai, neste primeiro contato ele descreve as letras como insetos desconhecidos que causa um estranhamento ao personagem da selva. Ao decorrer do texto a autora cita outro exemplo, o de Sartre quando criança viveu em um ambiente civilizado e ansioso folheia um livro como quem estivesse a ler.
Segundo a autora a “Decodificação e a compreensão” são necessárias para uma boa leitura, pois a decodificação consiste na decifração das palavras e a compreensão, compreende essas palavras decifradas, ambas as concepções são necessárias ao campo da leitura.
Os três níveis de leitura “Sensorial, Emocional e Racional” apresentados no livro correspondem a um contato de aproximação do leitor ao objeto, seja ele um livro, carta,
O momento inicial da relação de uma criança com o mundo é denominado pela autora como “Leitura Sensorial.
A”Leitura Emocional”, quando uma leitura seja do que for nos faz ficar alegres ou deprimidos como uma mágica nos libertando emoções, transportando a nós leitores a uma