Resenha crítica do livro: o que é educação. brandão
O que é educação é um livro da coletânea Primeiro Passos, escrito por Carlos Rodrigues Brandão e publicado em 1981 chegando a sua 43ª edição em 2003.
Como o próprio nome já menciona o pequeno livro de 116 páginas busca mostrar e enfatizar o que realmente é e o que proporciona a aprendizagem da educação.
A obra constitui 10 capítulos, onde no primeiro o autor mostra experiências vividas entre povos nas mais diversas situações ou lugares, seja no meio urbano ou rural, o principal objetivo é mostrar a vivencia entre os cidadãos e o que eles ensinam uns aos outros, principalmente a relação vivenciada entre adultos e crianças que pode ser observada sem muito esforço.
Conforme a leitura do segundo, terceiro e quarto capítulos, observa-se que a educação não é passada apenas por meio da escola, mas também por meio do passar das gerações, onde a transmissão de educação se dar por meio da aprendizagem de costumes, repassando e dando continuidade a uma cultura transmitida por gerações anteriores realizados por diferentes povos. Mostra-se a discussão entre divisões de especialidades, citadas no exemplo de pessoas que se especializam em áreas específicas, onde há distinção de escolas conforme o seu padrão de ensino específico em cada área. É relatado também o modo de aprendizagem do cidadão grego, que era moldado e formado na base de um cidadão respeitoso e crítico para a atuação na política da época que exigia pessoas sábias para o comando, mostrando-nos que a educação serve como meio para suprir necessidades futuras de uma pessoa que busca uma instrução moral que explicite a transformação do homem instruído pela educação.
No quinto capítulo, o escritor continua a mostrar a educação dos povos antigos, agora na Itália, com a Roma antiga onde havia várias distinções de seu modelo educacional em relação à Grécia, já que o modelo grego buscava educar o cidadão por si só, enquanto o modelo romano buscava mostrar algo que ensinasse a