Resenha crítica - backup e recovery
Gestão da Tecnologia da Informação – Especialização em Banco de Dados
Aristóteles Reis de Sousa
Resenha Crítica: Backup e Recovery
Brasília, 2011
SUMÁRIO
1. Introdução ..................................................................................3
2. Descrição do Assunto.................................................................3
3. Apreciação Crítica.......................................................................3
4. Considerações Finais .................................................................6
5. Referências Bibliográficas ..........................................................7
1. Introdução Um assunto de extrema relevância no mundo da informática atual, mas ainda ignorado por muitos, versa sobre backup e recovery. Por meio de artigo, Rodrigo Almeida apresenta uma definição sucinta para os termos e, em seguida, aprofunda-se a respeito dos tipos existentes e suas ferramentas de implementação.
2. Descrição do Assunto
No artigo, backup é definido como “uma réplica dos dados originais atuais guardada em outro lugar mais seguro” que deve ser realizada para se “evitar perda de dados em caso de acidentes ou erros fatais nas aplicações do sistema”. Nele o autor classifica os backups no Oracle como físicos e lógicos. O primeiro é gravado geralmente em fitas de backup e pode ser feito pelo Oracle 9i Recovery Manager Utility ou Operating System Utilities, em razão da grande capacidade de armazenamento, enquanto que segundo é gravado de forma virtual, pelo Oracle Export Utility. Ambos são utilitários de segurança de dados.
Quando se refere ao recovery, o autor o define como a “recuperação dos arquivos do sistema” de maneira a “voltar à forma que estava antes do problema”.
O artigo é finalizado com explicações sobre a existência de estratégias de gerenciamento de backup ou recovery, pois, apesar de aparentemente se tratar de um assunto simples, a sua realização pode ser complexa, o que