Resenha critico
* Roberta Neile Luiz do Nascimento
O texto “Os Percursos da Literatura Comparada”, tem como objetivo traçar um perfil sucinto da disciplina Literatura Comparada desde o século XIX até os dias de hoje, não busca defini-la e sim estabelecer sua evolução através do tempo, do espaço e das novas teorias literárias que surgem a partir do século XX.
Bara dividiu seu trabalho em seis partes. Na primeira ela inicia falando da dificuldade de definir os fundamentos da Linguistica Comparada, pois o campo desta disciplina cria inúmeras divergências e também por esta disciplina mudar constantemente tanto no tempo como no espaço. E define como objetivo primário da Literatura Comparada confrontar duas ou mais literaturas.
Na segunda parte discorre o histórico da Literatura Comparada no Continente Europeu, na terceira parte fala sobre a Literatura Comparada nos Estados Unidos, na quarta parte trata da Literatura Comparada no Contexto Latino-americano. Nestas seções ela expôs as influências dos autores, mostrando as culturas e a importância de vários países, e, sobretudo discute sobre a literatura comparada, já que a mesma trabalha com todas as literaturas.
Na quinta parte a autora faz uma analise literária com dois poemas escolhidos para estabelecer uma breve pesquisa comparada construída em cima de “Funeral Blues” e de “Soneto de Separação” dos autores W. H. Auden e Vinicius de Moraes respectivamente.
No ultimo item ela conclui o texto explicando que, a literatura comparada, é vista hoje englobando e abrangendo tudo o que diz respeito a diversos níveis da literatura, apreciando questões que se trata da vida social do individuo, como política, o preconceito, dentre outros. Sendo assim, a influência de aspectos tantos culturais e sociais podem ajudar a constituir uma relação da literatura com diferentes artes.
A obra fornece subsídios para conhecermos o histórico da Literatura Comparada e esclarecer que