Resenha critica teoria econômica básica
Curso: Administração
Acadêmica:
Disciplina: Praticas Organizacional III
3º Fase
Referência
FERREIRA, Leonardo Rodrigues. Teoria Econômica Básica, aplicada ao estudo da Administração. 2006. Disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/teoria-economica-basica-aplicada-ao-estudo-da-administracao/12197/. Acesso em: 10 de marco de 2011.
Dados Biográficos
Leonardo Rodrigues Ferreira é Administrador; Especialista em Administração Financeira; MBA em Auditória, Controladoria e Pericia; Mestrando em Administração UFRPE.
Coordenador do Curso de Administração da SOPECE; Professor de Tecnologia da Informação; Assistente Administrativo - Policia Civil/PE. Suas áreas de interesse são: Administração da Informação, Ensino e Pesquisa em Administração.
Resumo Detalhado da Obra
Neste artigo o autor avaliou a importância da teoria econômica, aplicada ao estudo da administração, como elemento que fornece a base sustentável e informações para o conhecimento da gestão empresarial. Portanto, o objetivo é evidenciar alguns dos mais recentes métodos propostos pela economia para entender o comportamento do mercado e do consumidor, enfatizando a importância da disciplina aplicada à administração.
Economia é a ciência social que se ocupa da administração dos recursos (escassos) para atender as necessidades humanas (ilimitadas). A economia de empresas aproveita da teoria microeconômica, aqueles conceitos e técnicas que permitem ao decisor selecionar a direção estratégica, alocarem eficientemente os recursos da organização e reagir eficazmente aos problemas táticos. A ciência econômica parte de uma análise do problema com o objetivo de propor soluções (políticas) Análise Econômica: Explica o que deve ser feita, correção de rumo para a economia.
A microeconômica se preocupa com o estudo das unidades econômicas (agentes econômicos) tomadas isoladamente (um consumidor, uma firma,