Euler e os números perfeitos
Rejeane de Lima – rejeanelimaa@gmail.com
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Seminários II
Turma 06223
Prof. Eliezer Batista
Outubro/2012
Florianópolis
A vida de Leonhard Euler
Leonhard Euler nasceu em 15 de Abril de 1707 em Basileia, Suíça. Filho de Paul Euler, um ministro religioso, e Margaret Brucker, filha de outro homem de igreja. Quando completou um ano de vida, seus pais mudaram-se para Riehen, onde cresceu.Desde pequeno, foi ganhando gosto pela Matemática, devido as aulas dadas por seu pai. Quando chegou a altura de ir para a escola, foi mandado para a casa da avó materna em Basileia,onde nasceu. Na escola, aprendeu pouco sobre Matemática. Porém, o gosto que tinha pela disciplina levou-o a estudar sozinho diversos livros até mesmo às escondidas.
Paul Euler desejava que o filho seguisse uma carreira como teólogo, colocou Leonard na Universidade de Basileia para aí seguir estudos de Teologia. Leonard entrou para a universidade em 1720, com 14 anos, para primeiro ter uma instrução geral e só mais tarde obter estudos mais avançados. Nesse mesmo período, realizou, por iniciativa própria um exame pelo qual Jean Bernoulli descobriu o seu potencial para a Matemática. Apartir disso ficou amigo de Nicolaus e Daniel , filhos de Bernoulli.
Em 1723, obteve o grau de Mestre em Filosofia. Começou, neste mesmo ano, a estudar Teologia, seguindo os desejos de seu pai. Mas mesmo tendo sido um cristão devoto por toda sua vida, nunca sentiu o mesmo entusiasmo pela Teologia que sentia pela Matemática. Por isso, ajudado por Jean Bernoulli, convenceu o seu pai a deixá-lo mudar para o curso de Matemática. Além dessa disciplina, estudou Medicina, Astronomia, Física e Línguas Orientais. Em 1726 terminou os estudos na Universidade de Basileia. No ano seguinte foi nomeado para o Grande Premio da Academia de Paris com um trabalho sobre mastros de navios. Apesar de não ter ganhado ficou em segundo lugar. Naquele tempo na Suíça não havia muito