Resenha critica sobre o texto “Contribuições de Freud para a Educação”
Resenha Critica sobre o Texto “Contribuições de Freud para a Educação”
Maria Aparecida Morgado
Conforme o texto apresentado pela autora Maria Aparecida Morgado, Freud estudou a Psicanálise, que é área de conhecimento que compreende o estudo do inconsciente humano, a fim de entender as doenças mentais e até os desejos, ações, revelações que estão na mente das pessoas, trouxe alguns benefícios para a educação como ela cita no trecho “intersecções entre educação e psicanálise podem trazer suporte ao tão buscado e imprescindível equilíbrio entre objetividade e subjetividade” e diz também que se a dimensão emocional na relação professor – aluno começar a ser devidamente considerada, a prática de ensino estará mais completo e conseqüentemente, eficaz.
Freud nos traz o modelo topográfico da mente. São três concepções teóricas na qual a atividade e interação da vida mental são expostas. Essas três estruturas são chamados de ID, EGO E SUPER EGO:
• ID: Descrito pela autora como parte da mente “[..] alheio a realidade, á distinção entre passado e presente, á moral cultural e a contradição. Norteado pelo principio do prazer, empenha-se tão somente na incansável luta pela descarga pulsional”, ou seja, é o local onde ficam os impulsos, desejos que foram reprimidos ou os que ainda não se manifestaram. Tais desejos estão presentes nas crianças desde o nascimento.
• SUPER EGO: “é tido como o responsável pela continuidade das tradições e pela persistente manutenção das ideologias”, sendo assim o SUPER EGO é o oposto do ID, pois e responsável pelas exigências sócias, regras, valores em que o individuo vive.
• EGO: Essa parte da mente “está sempre em busca da impossível harmonia entre os interesses pulsionais do ID e as exigências da realidade [...]”, ou seja, o EGO é o que tenta conciliação entre o ID e o SUPER EGO, responsável pelo controle de um ou do outro e trazendo assim a consciência de si mesmo.
Após