psicologia do desenvolvimento
1. De acordo com as diferentes correntes filosóficas apresentadas no texto elabore um quadro histórico identificando os pensadores e suas principais idéias.
- Sócrates: Estudava o limite que separa os homens dos animais, falava que a principal característica humana era a razão, que permitia ao homem se sobrepor aos instintos, que seria a base da irracionalidade.
- Platão: Seguidor de Sócrates definiu a cabeça, onde se encontra a alma do homem, concebia a alma separada do corpo, quando alguém morria o corpo desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo.
- Aristóteles: Seguidor de Platão e um dos mais importantes pensadores da história da filosofia. Falava que a alma e o corpo não se separavam, para ele a psicologia seria o principio ativo da vida e falou que o homem tinha alma racional, que tem a função pensante.
- Santo Agostinho: Sentia a necessidade de resgatar a paz, de pregar o amor e a caridade, na busca da salvação da humanidade. Inspira-se em Platão, adaptando suas idéias aos dogmas da fé, defende que a marca original do homem é sua tendência para o pecado original, estabelecia a distinção entre o corpo e a alma, por ser imortal e um elemento que liga o homem a Deus. Para Agostinho, o homem, no seu caminho ao encontro com Deus, deveria se livrar de coisas mundanas e carnais.
- Tomas de Aquino: Se inspirou em Aristóteles, entre a essência e a existência, em termos de igualdade, Aquino admitia a possibilidade da busca pelo conhecimento, por meio dos sentidos, além das verdades da fé.
- René Descartes: Falava da separação entre mente e corpo, afirmando que o homem possui uma substância material e uma substância pensante e que o corpo sem espírito é uma máquina.
- Hegel: Demonstra a importância da história para sua compreensão do homem.
- Fechiner Weber: Estabelece a relação entre estimulo e sensação.
- Wihen Wundt: Cria na Alemanha, na universidade de Leipizing, o primeiro laboratório de pesquisa na área da Psicofisiologia.