Filosofia
Em suas obras, o pensador aborda debates sobre Ética, Política, Metafísica e teoria do conhecimento. Seus pensamentos iniciam com temas voltados para buscar definições de valores morais abstratos, como a “justiça” e a “virtude”, mundo das ideias e mundo dos sentidos. As obras de Platão contribuíram em grande parte para o desenvolvimento do pensamento filosófico.
Platão é considerado como o criador da Metafísica, considerada como estudo das coisas que estão além da física. A teoria do Filósofo é organizada em três níveis importantes: Dialética, Física, Ética.
Em suas obras, a dialética é considerada como o único caminho para se chegar ao verdadeiro conhecimento. Na obra “Alegoria da Caverna”, nota-se que Platão fala sobre dois mundos, o mundo sensível e o mundo das ideias, o segundo só pode ser alcançado através da dialética.
Dessa forma, é possível compreender que para Platão, a tarefa do filósofo é usar a razão para descobrir as formas ou ideias. Para o Pensador, apenas o verdadeiro filósofo poderia entender a natureza do mundo e a verdade dos valores morais.
Platão defendia a idéia de que a alma precede o corpo e que, antes de encarnar, tem acesso ao conhecimento. Dessa forma, todo aprendizado não passaria de um esforço de reminiscência, que é um dos princípios centrais do pensamento do filósofo.
A influência Platônica ainda está presente como alicerce para o desenvolvimento da filosofia, pois propôs o uso da razão como único caminho para adquirir conhecimento.
REFERÊNCIAS
NETO, Henrique Nielsen. Filosofia Básica. São Paulo:
Atexal,1986.3ª Edição Páginas 219 à 221.
BUCKINGHAM, Will .O livro da filosofia. São Paulo: Globo S.A, 2012. 5ª Reimpressão
Material de Apoio do Curso de Graduação e Filosofia