Resenha critica sobre o filme guerra de canudos
Anápolis
2013
SESI: Serviço social da indústria
SENAI: Serviço nacional de aprendizagem industrial
Revolta de Canudos
Alunos: Igor Rodrigues Silva
Curso: Eletromecânica
Serie: 2° Ano
Anápolis
2013
Resumo
A Guerra de canudos significou a luta e resistência das populações marginalizadas do sertão nordestino no final do século XIX. Embora derrotados, mostraram que não aceitavam a situação de injustiça social que reinava na região.
Palavras Chave
Revolta, Nordeste, Desigualdade.
Summary
The War of straws meant struggle and resistance of marginalized populations in the northeastern hinterland late nineteenth century. Although defeated, showed that they did not accept the situation of social injustice that prevailed in the region.
Keywords
Revolt Norteaste, Inequality.
Introdução
Obra publicada em 1902, Os Sertões são um misto da literatura, pois traz um relato histórico e jornalístico. Em 1897, Euclides da Cunha havia sido enviado pelo jornal O Estado de S. Paulo, como correspondente, ao norte da Bahia para fazer a cobertura do conflito no arraial de Canudos, liderado por Antônio Conselheiro.
Estruturado em três partes que se referem à teoria determinista de Taine, Os Sertões, de Euclides da Cunha, é a primeira obra significativa que se contrapõe à visão ufanista e ingênua do país. Além do valor literário, tem o grande mérito de retratar a comunidade de Canudos, que na época foi liderada por Antônio Conselheiro.
Desenvolvimento
Essas três partes que são citadas na introdução se e A Terra, O Homem e A Luta.
A Terra pode ser vista como um estudo geográfico escrito em forma literária, o autor descreve de forma minuciosa