Guerra de canudos
-Diretor do Filme:
Sergio Rezende
-Fonte Pagadora(Valor):
6 Milhões de Dólares
-Roteirista:
Sergio Rezende
Paulo Halm
-Baseados em que obra literária:
Os Sertões
-Autor da obra:
Euclides Da Cunha
-Trilha Sonora(Composição):
Edu Lobo
-Elenco e Personagens:
José Wilker = Antônio Conselheiro
Marieta Severo = Penha
José de Abreu = General Artur Oscar
Claudia Abreu = Luzia
Paulo Betti = Lucena
Tuca Andrada = Arimatéia
Tonico Pereira = General Moreira Cesar
Selton Mello = Tenente Luis
Roberto Bomtempo = Pedro
Denise Weinberg = Margot
Ernani Moraes = Vilanova
Murilo Grossi = Antonio
-Ano da Produção:
1997
- Resumo
Luiza é a personagem principal da história, sua família e todos que estavam no filme ficam como secundários. Há também o antagonista é Antônio Conselheiro e os líderes dos soldados da república.
O filme A Guerra de Canudos narra um episódio triste na história do Brasil que aconteceu no sertão da Bahia, entre 1866- 1897. Esse conflito envolveu a população sertaneja do interior do Nordeste. Neste local surgiu um líder religioso chamado Antônio Vicente Mendes Maciel, o “Conselheiro”, apelido que recebeu pelos sues seguidores.
A princípio, se conhece Luiza e sua família que moravam na Bahia e sofriam com a seca da época; e uma coisa era certa, eles não sabiam o que era República e julgavam a mesma como um “Monstro”, na qual o presidente era Marechal Floriano Peixoto, pois tinham que ceder seus pequenos bens ao governo em forma de impostos. Com essa situação drástica eis que surge a figura do Antônio Conselheiro que junto aos fieis e sues seguidores induzem a família de Luiza que o seguem também, Luiza, porém, não liga para Antônio e seus parentes, fugindo para outro rumo.
Em uma dura caminhada Conselheiro e seus seguidores acabam achando um bom lugar para morar, viver, em 1893, chamaram- o de Belo Monte, o futuro Arraial de Canudos, as margens do rio Vaza- Barris, nas terras de uma antiga