resenha critica sobre reexaminado a educação básica o que permanece e o que muda
A matemática está presente em nossa vida de maneira constante desde comprar um pão pela manhã ou sair para comer um pizza com os amigos, ao contar quantos ovos tem na geladeira,quantas gotas de remédios devemos tomar ,enfim , em todos os momentos ela se faz presente e ativa no nosso meio. Acredito que ensinar Matemática sem explicitar a origem e as finalidades dos conceitos é contribuir para o insucesso escolar. Sendo um dos objetivos fundamentais da educação criar no aluno competências, hábitos, o professor deve saber o que está a ensinar, o modo como o faz e o porquê do que ensinar. O professor tem que ser capaz de conseguir; os meios audiovisuais, o jogo e os materiais manipuláveis conhecendo o cotidiano de seus alunos, e explorar este conhecimento na solução de problema pois temos que levar o aluno a tomar gosto pela matemática e isto pode começar em aprender matemática brincando.
Além de trazer a Matemática para o cotidiano, os professores ainda têm um grande desafio, saber como e qual conteúdo aplicar. Diante desse imenso avanço tecnológico, a tecnologia está sendo usada cada vez mais para fazer contas, cálculos, etc. É importante que o professor prepare seu aluno para enfrentar as situações novas com criatividade e entusiasmo , dedicação. O docente tem que saber como avaliar seus alunos nas aulas de Matemática. As avaliações precisam estar presentes em todo instante no inicio, no meio e no fim do processo de aprendizagem, sempre tendo a intervenção do professor quando for preciso, desta forma, ele terá um excelente resultado do seu trabalho.
“Aprender não é um processo que se efetive sem rotinas ou ocorra de forma espontânea e mágica. Ao contrário, exige, exatamente em virtude da intencionalidade contida no conceito de ensinagem, a escolha e execução de uma metodologia adequada aos objetivos e conteúdos do objeto de ensino e aos alunos. Exige do professor além
do