Resenha critica -redes neurais
Edberto Ferneda, Professor doutor do curso de ciência da informação e Documentação da Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Ribeirão Preto-USP.
O neurônio é a célula do sistema nervoso responsável pela condução de impulso no qual está localizado o cérebro. Há cerca de 86 bilhões (até 20 de Fevereiro de 2009 se especulava que havia 100 bilhões) de neurônio no sistema nervoso humano. O neurônio pode ser considerado a unidade básica de estrutura do cérebro e do sistema nervoso.
Este artigo descreve o processo de concepção e implementação de um mecanismo de análise de similaridade de textos com retroalimentação ou feedback,baseado em Redes Neurais Artificiais , visto que redes neurais constituem um campo da Ciência da Computação que é ligado á inteligência artificial, para um sistema de recuperação de informação na web.Redes Neurais Artificiais são técnicas computacionais que apresentam um modelo matemático inspirado na estrutura neural de organismos inteligentes e que adquirem conhecimento através da experiência. Uma grande rede neural artificial pode ter centenas ou milhares de unidades de processamento; já o cérebro pode ter muitos bilhões de neurônios.
O sistema nervoso é formado por um conjunto extremamente complexo de células, os neurônios. Eles têm um papel essencial na determinação do funcionamento e comportamento do corpo humano e do raciocínio. Os neurônios são formados pelos dendritos, que são um conjunto de terminais de entrada, pelo corpo central, e pelos axônios que são longos terminais de saída. Os neurônios se comunicam através de sinapses. Sinapse é a região onde dois neurônios entram em contato e através da qual os impulsos nervosos são transmitidos entre eles. Uma rede neural artificial é composta por várias unidades de processamento, cujo funcionamento é bastante simples. Essas unidades, geralmente são conectadas por canais de comunicação