Resenha Critica Mito da Caverna
O MITO DA CAVERNA É UMA METÁFORA DA CONDIÇÃO DO HOMEM DIANTE AO MUNDO, QUE EM TUDO O QUE VIA PASSAVA A SER REAL A SI MESMO.
UM DOS PRISIONEIROS CONSEGUE ESCAPAR DA CAVERNA, APÓS O CONTADO COM O MUNDO EXTERIOR, O PRISIONEIRO PROVAVELMENTE NÃO CONSEGUIRIA VIVER NA CAVERNA NOVAMENTE, UMA VEZ QUE NÃO SE ADAPTARIA A ELA, POIS CONHECERA A VERDADE ALEM DO HAVIA VIVIDO ENQUANTO PRESO, VAI SOFRER DURANTE UM TEMPO, ELE AMPLIARA SEUS CONHECIMENTOS, ELE TENTA MOSTRAR A REALIDADE DO MUNDO EXTERNO AOS PRISIONEIROS QUE ESTÃO PRESOS NO MUNDO INTERNO, MUITOS NÃO ACREDITAM NELE.
DE CERTO MODO SOMOS LEVADOS A ACREDITAR QUE VIVER BEM, DEPENDE DE TER E SABER O QUE NOS É APRESENTADO, E PERDEMOS A CAPACIDADE DE TER O VERDADEIRO CONHECIMENTO, DESSA FORMA ANTIGAMENTE O HOMEM NÃO SABERIA DIZER QUAL ERA O FORMATO DA TERRA, O PORQUE DA PASSAGEM DO DIA PARA A NOITE, OU VICE E VERSA, OS PENSAMENTOS ERAM LIMITADOS.
DEVEMOS PERCEBER QUE, DE CERTA FORMA, ESTAMOS TAMBÉM NA ESCURIDÃO COMO OS PRISIONEIROS DE PLATÃO, QUANDO ESTAMOS ASSISTINDO TV, E EM ALGUNS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, QUE MUITAS VEZES NOS IMPEDE DE VER A VERDADE.
MUITAS VEZES NÃO NOS PERGUNTAMOS SE O QUE APRENDEMOS, MESMO NAS ESCOLA E NA UNIVERSIDADE É VERDADEIRO, SE NÃO ESTAMOS NOS LIMITANDO SOMENTE Á ESFERA DO QUE OS PROFESSORES PASSAM, SEM BUSCAR OUTRAS FONTES DE CONHECIMENTO, COMO A LEITURA.
NÃO SE PODE VER OS FATOS DE UM SÓ ÂNGULO, DEVE-SE REFLETIR E PENSAR SOBRE O QUE NOS É PASSADO, PARA QUE NÃO FIQUEMOS ETERNAMENTE PRESOS NA FALSA REALIDADE QUE NOS MOSTRAM
A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO VÊ O MUNDO DE FORMA CIENTIFICA, APENAS ACEITA AS INFORMAÇÕES QUE RECEBE