tosa
Os medicamentos tópicos podem dividir-se em sete categorias, frequentemente sobrepostas: agentes de limpeza, agentes protectores, agentes anti-infecciosos, agentes hidratantes, agentes absorventes, agentes que aliviam os sintomas e agentes anti-inflamatórios.
Agentes de limpeza
Os principais agentes de limpeza são os sabões, os detergentes e os dissolventes. O sabão é o detergente mais popular, mas também se usam muito os detergentes sintéticos. Certos sabões secam a pele, outros têm uma base cremosa que não provoca secura. Alguns sabões líquidos humedecem a pele, outros secam-na.
Dado que os champôs de tipo infantil são excelentes agentes de limpeza e, em geral, bem tolerados pela pele, eles são úteis para limpar feridas, cortes e abrasões. Também as pessoas com psoríase, eczema e outras doenças escamosas podem usar champôs de tipo infantil para eliminar a pele morta. No entanto, as lesões que supuram (exsudam) deveriam limpar-se só com água porque até os sabões e os detergentes mais suaves podem irritar a zona.
Aos detergentes são agregados muitos compostos químicos: por exemplo, os champôs e as loções anticaspa podem conter dipiritiona de zinco, sulfureto de selénio ou extractos de alcatrão que ajudam a tratar a pele que se descama. Os detergentes também podem conter pequenas quantidades de ácido acético, acetato de alumínio e sulfato de magnésio (como os sais de Epsom).
Agentes protectores
Muitos tipos diferentes de preparações ajudam a proteger a pele. Os óleos e os unguentos formam uma barreira de base oleaginosa que pode ajudar a proteger a pele descamada ou irritada e a reter a humidade. Os pós podem proteger as zonas da pele que roçam contra outras ou até contra uma peça de vestuário. As ligaduras hidrocolóides sintéticas protegem as úlceras por pressão e outras zonas da pele que estejam em carne viva. Os filtros solares criam um ecrã contra a luz ultravioleta.
Agentes anti-infecciosos
Os vírus, as bactérias