Continuação Capitulo 1 tosa
ambiente em que o cão é criado. Normalmente, para os cães criados em ambientes domésticos, recomendase a escovação um dia sim, outro não.
Já os animais que vivem gramados, areia, etc. Devem ser escovados diariamente, a movimentação da escova deve ser sempre no sentido crescente do pêlo.
O pente, que ajuda a retirar os últimos nós dos pêlos, deve ser usado com muito cuidado, principalmente para evitar ferimentos na pele do cão.
Não é necessário usar força, mas firmeza.
Seguindo algumas dicas, você poderá realizar a escovação de maneira
correta e agradável para o animal.
● Aproveite o momento da escovação para fazer uma inspeção na pele do animal, verificando se não há indícios de alergias, dermatites etc.
Verifique, também, se o animal apresenta hospedeiros, tais como pulgas, carrapatos, dentre outros.
● Acostume o cão a permanecer deitado ou numa posição confortável, para que ele não fique inquieto. Quanto mais cedo ele se habituar à escovação, melhor, pois assim ele aceitará facilmente o treinamento.
● Use quando puder um borrifador com água limpa, para umidecer o pêlo antes de escovar. Nunca escove a pelagem seca ou muito suja, para não arrebentar os pêlos.
● Escove com movimentos firmes e não superficialmente, insistindo nas áreas que apresentam maior volume de pêlos e maior tendência a apresentar nós.
●
Para facilitar o trabalho, podese utilizar um secador com temperatura fria ou morna, na direção dos pêlos.
● Durante a escovação, procure não tocar a pele do animal, principalmente se ela apresentar ferimentos. A escovação devese transformar em momentos agradáveis para o cão, e não em horas de luta e sofrimento.