RESENHA CRITICA - LIDERANÇA
SOBRE O AUTOR:
Francisco Lacombe é professor de Administração em diversas instituições e possui vários livros publicados: recursos humanos: princípios e tendências, teoria geral da administração; dicionário de administração; dicionário de negócios.
RESENHA CRÍTICA - Capítulo 7 – Liderança
A origem da palavra líder significa dirigir um grupo de pessoas, essa diretriz pode ser encontrada em várias biografias tais como a de Moisés, Péricles, Júlio César, entre outros. O dever de um líder é dirigir os acontecimentos e ser capaz de reverter seu curso, em várias situações os líderes defendem o ponto de vista em que são frutos das ocasiões em que suas atitudes são tão envolvidas quanto os seus subordinados. A forma de liderança se vê como uma forma desnecessária diante dos liderados, os líderes dependem de algumas situações para alavancar um ponto central da questão, quando este os convence a se empenhar nas metas sem remuneração, este líder mostra seu potencial e a total gestão em administrar. Segundo CHIAVENATO (2003, P.125) “O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo”.
A importância do líder vem das suas qualidades, e com mais de 130 definições de liderança e mais de cinco mil estudos sobre suas características, vale salientar que o líder é bem necessário em todas as situações, e ele consegue mudar. Os líderes são encarregados de mudanças e são completamente capazes de conduzir seus liderados. Segundo WEBER, Max (2003, P.347): Poder é a capacidade de controlar indivíduos, eventos ou recursos, fazendo com que aconteça aquilo que a pessoa quer, a despeito de obstáculos ou oposições ou sendo a capacidade para influenciar decisões, pessoas e ou uso de recursos.
Há ao menos três tipos de poder: o poder legítimo, poder referente e poder do saber, fazer um bom trabalho não significa que se adquire poder, é necessário fazer