Resenha critica do livro João Ubaldo Ribeiro
O autor faz uma referência para ilustrar essa complexidade; de um simples ato de criar um novo imposto, em que um ato político gera outros atos como técnicas governamentais, fazendo assim uma ação conjunta para toda sociedade. E essas implicações é o terreno que a política se faz existir.
E o autor vai além, quando diz que definir política apenas como algo relacionado ao poder não chega a ser satisfatório, pois existe dificuldades para se saber o que é poder. Será que poder é investir em algum cargo? Não, isso vai além pois precisa ser exercido para ser concretizado. Então política passa a ser entendida como um processo através do qual, interesses são transformados em objetivos, são conduzidos à formulação e tomada de decisões efetivas, sendo essas tomadas que vão interessar ao processo podendo-se afirmar que política tem a ver com quem manda, por que manda, como manda.
Assim, a Política fica entendida como estudo e a pratica da canalização de interesses, com a finalidade de conseguir decisões. E também é exercida como profissão, pois afinal é por meio dela que nos governamos que ordenamos nossa vida em coletividade. Assim uma estrutura social por mais simples que seja, estará sendo sempre preocupada com interesses individuais ou coletivos, tomando decisões, isto é fazendo Política.
Toda Comunidade-Sociedade, está ligada a essas decisões políticas, que podem ser de interesses coletivos ou individuais, quando o autor faz relatos de situações vividas por essa massa da sociedade, que as vezes fazem Política sem saber. Enfim, essas tomadas de decisões geram efeitos dentro da sociedade, pois estamos mergulhados num processo político que vem refletir na nossa maneira de ser,