Casa dos budas ditosos
Trabalho realizado para a disciplina Conhecimentos da Língua Portuguesa que se trata da resenha do livro A Casa dos Budas Ditosos de João Ubaldo Ribeiro. Para obtenção parcial do titulo em pedagogia sob a orientação da professora Maria José do Carmo da faculdade UNIBR.
O livro a casa dos budas ditosos, conta que depois receber a missão de escrever um texto sobre o pecado da luxúria, João Ubaldo Ribeiro, recebeu em seu prédio um pacote onde continha a historia de uma senhora de 68 anos, que preferiu não revelar seu nome, por isso apenas usa a inicial CLB. Autoriza que se publique o caso verídico, que fosse narrada como obra minha, onde quase o nome de todos os personagens foi mudado.
Trata-se de um depoimento sociohistórico-lítero-pornô, inicialmente de forma oral, em vez de escrita, pela razão principal de que é impossível escrever sobre sexo, pelo menos em português, porque é mais fácil dizer palavrão do que escrever palavrão, há exigência de passaporte para as palavras, passarem do falado ao escrito, e João Ubaldo quando o transcreveu quis mantar os inúmeros erros de português com o fito de preservar, tanto quanto possível, a oralidade dos originais. Inicialmente ela ia iria colocar o titulo "Memórias de uma libertina", mas seria fino demais para o povo, que não tem conhecimento, então ela decidiu não desperdiçar, jogar pérolas aos porcos. Em Fulânia, Sicrânia e Beltrânia, não se pode ser realmente fino, para ser, tem que ser pseudofino igual a eles, então preferiu colocar “A casa dos Budas Ditos”, até porque não quer dizer nada, como todo bom título de qualidade literária, e isso satisfaz e me garante contra irritações geradas pela burrice e pela ignorância.
Para finalmente começar o depoimento, ela conta sobre um negrinho que era escravo da fazenda do seu avô, que brincava ela e com seu irmão Otávio. Ela havia lhe pedido para que ele me encontrasse na casa velha, sozinho e que não contasse a ninguém, chegou a ameaçar caso ele não fosse; quando