RESENHA CRITICA DO FILME DETENÇÃO
O filme The Experiment (O Experimento), traduzido para o português como Detenção, é baseado no famoso Experimento de Zimbardo e é um excelente para ilustrar discussões a respeito das consequências da falta de clareza sobre as regras impostas a um grupo de pessoas, efeitos da punição sobre o comportamento, “construção” de líderes grupais, conflito entre valores pessoais, morais e situações adversas, entre outros temas. O filme conta a história de um grupo de 20 homens que se ofereceu para participar de um experimento científico, a fim de ganhar dinheiro. Os vinte selecionados não sabiam muito sobre o projeto, apenas que iam receber uma boa quantia em dinheiro, e que perderiam alguns direitos civis e que em nenhuma hipótese poderiam usar a violência, que acarretaria em expulsão.
Aparece então o pesquisador responsável pela experiência e explica aos participantes que o intuito da pesquisa é observar o comportamento do ser humano em situação de encarceramento, e observar como presos e guardas se comportam neste ambiente. Após, as explicações do pesquisador são escolhidos dentre os participantes da pesquisa, aqueles que iriam fazer o papel de guardas e os que iriam fazer o papel de presos. Feita a escolha cada qual recebe um uniforme numerado com as características do papel a ser representado, uns de presos e outros de guardas.
Todos são levados a um ambiente que simula uma prisão, composta de celas, alojamentos de guardas, refeitório e local para exercícios físicos.
Os grupos são então divididos e os guardas assumem o comando dando ordens para que os presos se dirijam a suas celas. No começo da simulação ambos os guardas e presos estão levando o experimento para o lado da diversão, porém ao serem confrontados pelo pesquisador sobre a manutenção da ordem começam a levar o experimento a sério.
Quando doze deles são escolhidos para serem os presos e os oito restantes os guardas de uma prisão fictícia, as instruções são: Falar