Resenha comunicação
Comunicação é uma simples palavra cujos significados variam bastante. Comunicação é o ato de tornar comum uma informação, para gerar o entendimento entre duas ou mais pessoas, que pode ser realizado de diferentes formas e canais. Ela está presente em todo nosso dia, dentro ou fora do trabalho, a tendência para estabelecer e manter contatos é inerente ao ser humano.
Assim como para seu significado, a comunicação tem muitos conceitos para seu processo. Segundo Robbins (2002), "o processo de comunicação compreende os passos entre uma fonte e um receptor, que resultam na transferência de um significado". Para ele o processo de comunicação possui seis etapas: fonte, codificação, canal, decodificação, receptor e feedback; sem uma dessas etapas, o processo de comunicação é considerado incompleto. O descompasso entre a mensagem que queremos transmitir e a que os receptores recebem pode gerar problemas em vários níveis, interferindo nos relacionamentos, os fatores que geram essa dissonância podem ser chamados de Barreiras à Comunicação.
A comunicação eficaz quase nunca é alcançada, somente se nos dedicarmos para compreender as barreiras à comunicação poderemos alcançá-la. As principais barreiras são: Problemas de Semântica, Distrações Físicas, Efeito de Status, Diferenças Culturais e Ausência de Feedback. Além desses elementos, podemos adicionar a escolha inadequada entre as diferentes formas e canais de comunicação como outro elemento que interfere negativamente na qualidade da comunicação.
A comunicação verbal é a realizada com o uso da fala ou da escrita. Realiza-la corretamente inclui o domínio de pelo menos um idioma, que implica na capacidade de utilização adequada das palavras, com respeito às regras ortográficas e gramaticais, significando bem mais do que saber ler e escrever. A comunicação não verbal é realizada por meio de gestos, expressões faciais, posturas corporais, onde não há o uso exclusivo de palavras. Na comunicação face a face