Trabalosho fundament

2146 palavras 9 páginas
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADA

1. NTRODUÇÃO
Serviço Social é inerente às transformações econômicas e sociais ligadas a sociedade brasileira assim como sua origem esta ligada a igreja católica. Com isso as primeiras escolas relacionadas foram criadas pelos cristãos, predominando a classe media.
A apreciação do processo do serviço social no marco da autocracia burguesa indica que os movimentos da dinâmica profissional fizeram mais que responder funcionalmente as demandas e aos condicionalismo que aquela lhe colocaria. O arraso da autocracia e a sua ultima passagem revelaram que, sob ela, o Serviço Social desenvolve potencialidades sem as quais não apresentava as características com que veio atravessando a década de oitenta. Efetivamente, a compreensão do evoluir profissionalmente sobre o regime autocrático que consiste em pensa-lo a partir das realidades atuais, ganha uma nova luz se consideram as virtualidades que explicitar quando da superação da ditadura.
Esse Serviço sendo reconceituado propõe atuar revolucionariamente sobre o sistema, tendo os primeiros passos movidos pelos impactos das teorias e tentativas de praticas desenvolvimentista. Por ser uma teoria frágil, em relação a dinâmica social das relações de classe, dos grupos sociais, e das instituições, passaram a incluir nos currículos o ensino ao desenvolvimento de comunidade.
Junto as transformações percebe-se uma característica do Serviço Social e a ação junto aos indivíduos com problemas familiares e sociais que decorrem muitas vezes de estruturas sociais inadequadas, consequentemente um assistente social mais atuante.

2. Ocorreu em 1964 o primeiro encontro regional de escolas de Serviço Social, tendo como fundamento as criticas relacionadas a reconceituação. E a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil foi através de Seminários ficando

Relacionados