Resenha: O que é comunicação
O autor da obra, Doutor Luiz Cláudio Martino teve sua formação inicial no curso de Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Durante seu curso, fez estudos voltados à Filosofia. Realizou o mestrado em Comunicação pela UFRJ, em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas e em DEA Em Sciences Sociales Cultures et Comportaments pela Université de Paris V (Rene Descartes) . Doutor em Sociologia na Universite de Paris V (Rene Descartes) e fez pós-doutorado em Comunicação pela Université Stendhal Grenoble III. Apresenta as visões da comunicação como processo e efeito a partir da sociologia e da psicologia. Sua obra se baseia em compreender o processo da comunicação desde sua essência até aos problemas que giravam em torno da representação da comunicação e suas adequações.
Sabemos que existem diversos sentidos e termos do que é a “comunicação”. Contudo vamos expor alguns pontos de vista do que é e do que se trata o nosso tema de estudo.
Nossa primeira compreensão sobre a comunicação é que apenas por ela podemos transmitir e expor a outras pessoas qualquer conteúdo, ela é o principio de toda relação e ação social. Outra percepção é o caso entre um diálogo entre duas pessoas, o emissor e o receptor da mensagem. Isso é o que se entende de primeira mão sobre o assunto, porém se analisarmos nossa questão mais a fundo, veremos que comunicação não é apenas uma conversa entre duas pessoas, temos outros sentidos autênticos, como a comunicação visual, sinais, comunicação de massa etc.
O vocábulo comunicação que vem do latim ‘communicatio’, que leva a ideia de “atividade realizada em conjunto”, surgido no vocabulário cristão, onde os religiosos tinham a prática de se reunirem, rompendo o isolamento que existia antes. Podemos destacar alguns pontos importantes a partir do termo de origem, primeiro a palavra comunicação não determina qualquer tipo de relações e sim onde existe meios que se ressaltam o isolamento, segundo a intenção de