Resenha como chegar ao sim
Autores: Roger Fisher, William Ury & Bruce Patton;
Tradução: Vera Ribeiro & Ana Luiza Borges.
2ª ed. revisada e ampliada - Rio de Janeiro: Imago Ed., 2005
214 pp. ISBN 85-312-0956-0.
Na introdução o autor mostra como todo somos negociadores, que embora lidemos com negociações diariamente, rotineiramente, não é fácil conduzi-las. Comumente encontramos três maneiras padronizadas de negociar: com afabilidade, aspereza ou com atitude intermediária a estas. Porém o livro se trata de negociação baseada em princípios, ou seja, em obter aquilo que se tem direito agindo com decência.
Normalmente durante uma negociação, independentemente da pauta da mesma, as pessoas empenham-se na barganha posicional, onde tomam e, em seguida abandonam posições a fim de chegar a um acordo. Porém a barganha posicional deixa de atender os critérios básicos de produzir um acordo sensato, de modo eficiente e amistoso.
A alternativa ao método de barganha posicional é a negociação baseada em princípios, negociação dos métodos, cujos elementos que devem ser utilizados durante a aplicação deste método são: pessoas (separe as pessoas dos problemas), Interesses (concentre nos interesses e não nas posições), opções (crie possibilidades variadas) e critérios (o resultado tem que ter um padrão objetivo e não escolhido). Estes elementos devem ser considerados desde quando a pessoas começa a pensar na negociação até o final dela. Este período pode ser dividido em três etapas: análise (coleta de informações, interesses, critérios de ambas as partes), planejamento (criação de opções adicionais e critérios diferenciais) e discussão (comunicação em busca de um acordo).
O método
Separe as pessoas dos problemas
A primeira lição deste item é não confundir delegação de tarefa com implicância. É muito comum funcionários reclamarem por sempre terem que fazer tudo, que a pessoa que delegou suas tarefa não gosta dele, porém o que dificilmente as pessoas pensam é