RESENHA ciencias ambientais igor
AGOPYAN, V; JOHN, V. M. O desafio da sustentabilidade na construção civil. Serie Sustentabilidade. Editora Blucher. Vol 5. 2011
Vahan Agopyan é graduado em Engenharia Civil, com doutorado na área pela University of London King's College, na Inglaterra. É professor titular de Materiais e Componentes de Construção Civil da EPUSP, conselheiro da FAPESP. Vanderley M. John é professor Associado da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, é também membro da coordenação das Engenharias da FAPESP e do Comitê Assessor da Engenharia Civil do CNPq e da Câmara Ambiental da Indústria da Construção do Estado de São Paulo.
O livro tem como objetivo analisar o desenvolvimento e crescimento do setor da construçao civil, bem como o que pode ser feito para reduzir a poluição e os impactos ambientais em geral, além de evitar a exaustão dos recursos naturais por meio do uso de fontes de energia de outros produtos renováveis, de forma a conciliar os aspectos ambientais com os econômicos.
O autor enfatiza que o impacto gerado por uma Construção Civil depende de toda uma enorme cadeia, desde a extração de matérias-primas até a demolição/desmontagem, além da destinação de resíduos gerados ao longo da vida útil. Busca-se um equilíbrio entre proteção ambiental, justiça social e viabilidade econômica. Aplicar o conceito de desenvolvimento sustentável é buscar, em cada atividade, formas de diminuir o impacto ambiental e de aumentar a justiça social dentro do orçamento disponível.
Acredita-se que para se atingir a sustentabilidade da construção é imprescindível a incorporação da inovação, ou seja, aliar as novas descobertas e pesquisas ao mercado já consolidado e obsoleto da construção civil, e enquanto essas medidas não são tomadas de imediato deve-se importar inovações de outros países e adequar estas as condições brasileiras
Destaca exemplos de pequenas atitudes que podem ser tomadas como ação eficaz como a introdução