Sensores Automobilisticos
DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
SENSORES AUTOMOBILÍSTICOS
Jamilson Moreno
Trabalho da Disciplina Projeto Integrador do Curso de Engenharia, orientado pelo (a) profª Marize Corrêa Simões.
ETEP Faculdades
São José dos Campos
2012
RESUMO
Este trabalho apresenta sobre as novas tendências de um sistema de controle inteligente de veículos, técnicas e aplicações de sensores embarcados em veículos autônomos inteligentes. Apresentamos os conceitos básicos da automação nas indústrias automobilísticas, com ênfase nos sensores que são utilizados para propiciar agilidade nos comandos de um automóvel, segurança e conforto ao condutor. Esses sensores dão maior apoio aos motoristas em seu cotidiano no uso de um veículo ao estacioná-lo, detectar a distância do veículo à frente, obstáculos e no conforto como, por exemplo, no aquecimento do banco.
Palavras Chave: Sensores, Segurança, Automação e Tecnologia.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
1.1 Justificativa 6
1.2 Problema 6
1.3 Objetivo 6
2. LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO 5
2.1 Sensores 5
2.2 Áreas de aplicações 6
2.3 Tipos de sensores 7
3. METODOLOGIA 8
4. RESULTADOS 8
5. CONCLUSÃO 10
6. Referência bibliográfica 11
7. Lista de tabelas: 12
8. Lista de figuras: 12
1. INTRODUÇÃO
A sociedade busca sempre com seus inventos obter conforto e qualidade de vida. O uso dos sensores automobilísticos é uma maneira de proporcionar conforto ao condutor, além de mais segurança.
Eles auxiliam o motorista em diversas maneiras, como estacionar o carro, fazer uma viagem mais segura, alertar o motorista em certas eventualidades na redução de velocidade do veículo à frente, para caminhoneiros que passam por várias horas ao volante. Com essa finalidade existem sensores capazes de detectar o cansaço e emitir alertas sonoros, vibrações no banco para mantê-los acordados, entre outros. Todos esses sensores tornam a viagem mais segura e ajuda a reduzir o número de acidentes nas estradas. Estes