Sensores e transdutores
Prof
ERMESON VIEIRA PAIXÃO
SENSORES E TRANSDUTORES
São Luis- MA
2012
Objetivo
No estudo da automação em sistema industrial comerciais, automobilístico, doméstico e etc. é preciso determinar as condições ou (variáveis), do sistema. E necessário obter os valores das variáveis físicas do ambiente a ser monitores , e este é o trabalho dos sensores.
Sensores servem para informar um circuito eletrônico a respeito e um evento que ocorra externamente, sobre o qual ele deva atuar, ou aparte do qual ele deve comandar uma determinada ação.
1- Definição
Inicialmente é necessário mostrar a diferenciação entre alguns elementos presentes em uma automoção de qualquer natureza. Os principais elementos que atuam sobre a automação industrial são os sensores e atuadores, pois eles verificam e atuadores, pois eles verificam e interferem no ambiente controlado.
1.1- Variáveis
São fenômenos físicos que chamamos simplesmente variáveis, por exemplo, temperatura, pressão, intensidade luminosa, etc. Cada de medição pode ser compreendido em termo do que ele faz, por exemplo, indica a temperatura ou totaliza a vazão ou registrar a pressão de um sistema qualquer.
1.2- Atuadores
São dispositivos que modificam uma variável controlada. Recebem um sinal proveniente do controlado e agem sobre o sistema contralado geralmente trabalham competência elevada.
Exemplos de alguns atuadores.
- Válvulas (pneumáticos ,hidráulicos)
- Relés
- Cilindros (pneumáticos, hidráulicos)
- Motores
- Solenoides
- etc.
1.3- Sensores
Termo empregado para designar dispositivos sensíveis a alguma forma de energia do ambiente que pode ser luminosa, térmica, cinética, relacionando informações sobre uma grandeza física que precisa ser mensurada (medida), como temperatura, pressão , velocidade, corrente, aceleração , posição, etc.
Um sensor nem sempre tem a características elétricas necessárias para ser