Relat rio Sensores e Transdutores
1. Introdução 1
2. Principais Tipos de Sensores e suas Características Construtivas 1
2.1 Mecânicos 1
2.1.1. Termômetros de expansão de líquidos 1
2.1.2. Bimetálicos 2
2.1.3. Manométricos 2
2.2. Elétricos 2
2.2.1. Termopares ou Termoacopladores 3
2.2.2. Termoresistências ou RTD (Resistance Temperature Detector) 4
2.2.3. Termistores 6
2.2.4. Semicondutores 8
3. Emprego de CLP 8
4. Bibliografia 8
1. Introdução
Os sensores de temperatura têm grande aplicação na indústria para o monitoramento desta grandeza, principalmente em frigoríficos, setor de armazenagem de grãos, sistemas de arrefecimento, etc. Atualmente, os sensores são aliados a CLPs, microcontroladores e CI`s para garantir uma boa interpretação da grandeza analógica e elaborar respostas digitais para sistemas mais complexos, permitindo um controle mais fino por parte do operador.
O objetivo deste documento é explanar os principais tipos de sensores de temperatura, seu funcionamento, aspectos construtivos e aplicação industrial.
2. Principais Tipos de Sensores e suas Características Construtivas
O princípio dos sensores de temperatura é a transdução desta grandeza de maneira proporcional em outras grandezas, tais como comprimento, resistência elétrica, dilatação, etc.
2.1 Mecânicos
Os sensores mecânicos se baseiam na dilatação linear ou volumétrica de metais ou gases como forma de mensurar a temperatura, estabelecendo uma correspondência proporcional.
2.1.1. Termômetros de expansão de líquidos
Normalmente o líquido utilizado é mercúrio, podendo também ser o álcool. Baseia-se no princípio da dilatação térmica, uma vez que esses líquidos se expandem facilmente a partir de pequenas variações de temperatura. A partir disso é possível graduar escalarmente um vidro em formato capilar para efetuar a medição. Sua classe de exatidão pode atingir até 0,05ºC. As principais aplicações são médicas e veterinárias, além de auxiliar na meteorologia.
2.1.2. Bimetálicos
Seu princípio de