resenha caso dos exploradores de cavernas
A obra, apesar de fictícia, teve inspiração dois casosconcretos, ambos ocorridos em alto mar, após um naufrágio; o primeiro trata de homicídios com a finalidade de aliviar a carga de peso dos botes, que estavam ameaçados pela superlotação dos mesmos; osegundo caso expõe homicídios realizados para prática do canibalismo como forma de obtenção de alimentos e a preservação da vida de outros navegantes a beira da morte por inanição. Ambos inserem os réusem situações extremas, onde o estado de necessidade impera; os casos posteriormente ao resgate foram levados a justiça e causaram grande comoção popular.
O caso se inicia com a condenação, emprimeira instância, de quatro réus pelo crime de assassinato, cuja pena, na legislação deste Estado fictício, é capital, por enforcamento. Os réus condenados impetram recurso da decisão alegando vícios noprocesso de julgamento. Os votos dos ministros de segunda instância são fundamentados no decorrer do livro, trazendo a tona os fatos do incidente que os levou ao indiciamento e condenação em primeirainstância.
O primeiro voto é do ministro e presidente do tribunal Truepenny, que expõe o caso e em seguida apresenta suas conclusões e fundamentos para o voto que sucede.
Durante uma expediçao envolvendo cinco membros da Sociedade Espeleológica ocorreu um desmoronamento na caverna de rocha calcária onde estavamrealizando seu trabalho de exploraçao, e assim bloqueando qualquer entrada e saida de dentro da caverna. Após alguns dias a ausencia dos trabalhadores foi notada por