Resenha Carcereiros
RESENHA CRÍTICA: CARCEREIROS
Aluno: Jamilson Santos Queiroz
Turma: 2º NA
Ponta Grossa, 2013.
Identificação da Obra: VARELLA, Drauzio. Carcereiros. São Paulo. Companhia das Letras, 2012.
Credenciais do Autor: Drauzio Varella nasceu em São Paulo, em 1943. É formado em medicina pela USP, trabalhou por vinte anos no Hospital do Câncer. Foi voluntário na Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru) por treze anos e hoje atende na Penitenciária Feminina da Capital. Tem publicações como os livros Estação Carandiru (1999), que ganhou os prêmios Jabuti de Reportagem e Livro do Ano de Não Ficção, dentre outros como Por Um Fio, O médico Doente, Macacos e Cabeça de Cachorro, dentre outros.
CARCEREIROS
-- O LIVRO.
O Dr. Drauzio Varella trás em seu livro Carcereiros histórias reais a respeito da vida na prisão, contadas por quem as conhecem melhor do que ninguém. Quem seriam essas pessoas, se não as que viveram e vivem com tal realidade, os próprios carcereiros. Histórias revoltantes e aterrorizantes, que nos fazem parar para pensar em tudo de horrendo que ocorre em tal território, o das prisões brasileiras. Histórias de vida como a de seu Araújo, chefe titular do pavilhão oito da casa de detenção, conhecido popularmente como Carandiru; que no dia 2 de outubro de 1992, fez sua rotina matinal em casa, foi ao trabalho e chegando lá, logo foi avisado, que estaria ocorrendo uma inquietude no pavilhão de detenção numero nove, como a situação em seu pavilhão era tranquila, ele resolve dar uma força para seus companheiros no pavilhão nove. O clima lá estava tenso, tanto que no final da tarde, os presos tomaram as dependências do pavilhão, e depredaram toda a administração, por sorte os funcionários de plantão conseguiram fugir.
Uma vez que o oito era vizinho do nove, seu Araujo tinha que tentar manter a tranquilidade em seu pavilhão, então chamou 12 homens desarmados, para que