Resenha cap 1 riqueza das nacoes
No seu primeiro capítulo, a divisão do trabalho é exposta por Adam Smith com suas características, funções e como ela é realizada. Ele explica a proporcionalidade dessa divisão tanto em pequenas manufaturas quanto em grandes, diferencia essa divisão em relação a agricultura e a industria na sua produção e competitividade no mercado internacional , explica as três circunstancias que aumentam a quantidade de trabalho que o mesmo número de pessoas é capaz de realizar e finalmente, mostra que todos objetos e bens que algum individuo possua, seja rico ou pobre, teve a contribuição de muitos outros para antes de chegar a ele.
A "Riqueza das Nações" tem dois volumes, sendo o primeiro de aproximadamente 510 páginas, e o segundo de em média 580 páginas; o primeiro volume contem os livros Primeiro, Segundo e Terceiro e o segundo volume contem os livros Quarto e Quinto. Originalmente esse livro não possui nem prefácio nem índice. O foco narrativo é em primeira pessoa.
A divisão do trabalho quando observada em manufaturas especificas, gera a ideia de que em manufaturas menores o grau de divisão de trabalho alcança seu grau máximo devido a menor quantidade de funcionários e espaço destinado a esses trabalhadores, já que tem que atender a uma demanda menor que as manufaturas maiores. Porém, é equivocada essa ideia já que em manufaturas maiores a demanda é maior tendo que prover um espaço muito maior para o trabalho de um maior numero de trabalhadores, além disso quanto mais especializado o trabalhador mais produtivo ele se tornará. Ele diz ainda que a produtividade depende não só do número de pessoas que o trabalho é dividido mas também da