Resenha Biologia
RESENHA: A Definição de vida a partir de Perspectivas da Biologia e da Física: Organismo Mecanicista.
COLORADO D’ OESTE
2014
A Definição de vida a partir de Perspectivas da Biologia e da Física: Organismo Mecanicista.
O presente artigo aborda sobre a vida, ou seja, o caminho que “ela” trilhou para que alcançasse sua forma atual, onde todos os seres vivos tem uma grande importância, pois se tenta entender cada ser existente. Onde a definição do objeto da biologia envolve dois movimentos: 1° as consequências de adaptação e seletividade sobre as espécies, onde somente as características anatômicas não eram suficientes, e o 2° movimento que é a interconexão entre vários campos científicos, que investigam aspectos da vida biológica. Então tais investigações englobam várias ciências, tais como a biofísica, bioquímica, cálculos estatísticos, de probabilidades, estudos fisiológicos, anatômicos e paleontológicos.
Através de estudos da física por pesquisas se desenvolveram a partir de elementos moleculares, muito mais próximos da ausência de vida. Darwin anuncia a não constância das espécies, como fenômeno derivado de um longo processo evolutivo ocorrido ao acaso, ele defendia também a seleção natural, sendo assim as epecies evoluíram conforme as condições do ambiente em que viviam, tais como temperatura, exigindo assim uma capacidade de sobrevivência dos seres vivos, pois os mais aptos sobrevivem. Outra ideia seria que todos os seres vivos teriam uma única origem.
A abordagem físico-quimica dos fenômenos vitais próprios de organismo vivos, pode ser interpretada química e fisicamente, onde a vida é a resultante de um conjunto de interações físicas e químicas pautadas na observância e execução exata das leis. Assim Schorodinger pressupõem comportamentos materiais, compostos por átomos e moléculas interagindo a partir de um alto grau de