Resenha Bibliografica Direcionadores de TI
Benefícios da identificação dos direcionadores do uso de TI: estudo de caso em organização educacional. Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes. Parnaíba: EDUFPI, 2008. p. 211-229
Por: Michelle Nunes Garcia e Veridiane Rodrigues (FACIP/UFU)
O texto analisado é um estudo de caso escrito pelo Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes e realizado com uma instituição brasileira especializada na área de educação que ao investir em Tecnologia de Informação (TI) obteve retornos vantajosos em relação ao capital e ao mercado. Ele aborda, dentre os direcionadores existentes, os relacionados a TI por meio do referencial teórico existente, além de relacionar os demais direcionadores e as vantagens de ambas as abordagens. A pergunta problema desse estudo de caso foi a seguinte: “Como realizar identificação consistente dos direcionadores do uso de TI e quais os benefícios desta identificação? ” Ao longo do texto, foi apresentado os quatros direcionadores, nos quais o autor baseou o seu estudo, sendo os direcionadores de mercado, de indivíduo, organizacionais e de TI.
O estudo de caso proporcionou melhor entendimento da forma de uso dos direcionadores em uma organização, mostrando e exemplificando tais aspectos. Ele apresentou de forma organizada os tópicos dentro de cada abordagem, deixando o leitor por dentro de cada assunto estudado. A estratégia mais interessante adotada pela empresa e de grande valia para o problema que ela estava encontrando, foi o de manter os equipamentos atualizados, através de parcerias com outras empresas e associações que trabalham com a tecnologia. A empresa, fazendo uso dessa arma estratégica, identificou e possibilitou a inovação de ensino, fazendo com que novos meios de comunicação surgissem como o e-learning, o programa de educação a distância, e permitiu o fácil acesso a informações para os atuais e potenciais clientes.
Outro importante tema apresentado foi sobre a responsabilidade social que está constantemente