Mdelo de introdução
O presente trabalho refere-se à vida de John Watson e sua contribuição para a Psicologia e a Educação.
Tem como objetivo levar o conhecimento de suas teses e experiências.
A metodologia aplicada ao presente estudo compreende uma pesquisa descritiva e bibliográfica, baseada nas fontes disponíveis em livros, publicações especializadas e sites da internet. Para tanto, aborda o pensamento de Watson.
DESENVOLVIMENTO
1- John Broadus Watson
John Broadus Watson (1878 - 1958) foi um psicólogo norte-americano, considerado o fundador do comportamentalismo ou simplesmente behaviorismo.
Foi um aluno médio, durante o seu percurso escolar, até chegar à Universidade de Chicago. Frequentou o curso de Filosofia, mas desiludido com a orientação, mudou para Psicologia.
Para suportar as suas despesas pessoais, aceita como trabalho a limpeza dos gabinetes da Universidade, bem como a vigilância dos ratos brancos dos laboratórios de Neurologia. Doutorou-se depois em Neuropsicologia.
Como professor de psicologia animal, desenvolveu investigações, fundamentalmente sobre o comportamento de ratos e macacos. São as suas experiências com animais, controladas de forma rigorosa e objetiva, que lhe vão inspirar o modelo de psicologia. Os mesmos procedimentos poderão ser aplicados pelos psicólogos se eles se debruçarem sobre o estudo do comportamento humano.
Com 29 anos, foi lecionar na Universidade de Baltimore, onde desenvolveu, durante 13 anos, o fundamental da sua pesquisa, instalando um laboratório de psicologia animal.
Em 1913 publicou o artigo "A Psicologia como um comportamentalista a vê", onde apresenta os fundamentos da sua teoria.
John Watson é considerado o pai da psicologia científica, pois demarcou-se de forma radical te toda a psicologia tradicional, que tinha por objetivo o estudo da consciência e por método a introspecção, mas apenas e simplesmente os comportamentos objetivos, concretos e observáveis.
Não nega a existência da