Soraia
Pedagoga 3º semestre
Didática da Alfabetização e do letramento
Profª Soraia
Portifólio da Alfabetização
Barbara Estrumiello RA: 8074859648
Ednilce Priscila RA: 9902008262
Elieser da Silva RA: 8380868698
Marcilea Batista RA: 8640286920
Itapecerica Da Serra SP 08 de Abril de 2015
Introdução
A história da Alfabetização no Brasil se divide em quatro períodos. Teve seu início bem na antiguidade e percorreu inalterada até a ídade média. Durante esse tempo o único método utilizado era o da soletração. Até a década de 1960, foi marcado pela rejeição ao método e pela criação de de novos métodos analíticos e sintéticos.
Esse trabalho nos ajuda a atender melhor de onde viemos e para onde iremos, mostrará a melhor forma de trabalharmos a alfabetização de maneira que obtenhamos melhores resultados.
Temas Características
Surgimento da leitura e da escrita na antiguidade.
Teve início na antiguidade e percorreu até a idade média
Nesse período o único método utilizado era o da soletração.
Como era o processo de Alfabetização na antiguidade.
Era um processo lento e complexo, as crianças tinham que decorar as 24 letras do alfabeto grego em ordem alfabetica e depois o inverso.
Era feito basicamente pela decoreba as crianças decoravam o alfabeto depois as silabas só depois era lhes apresentadas as formas gráficas em seguida a tarefa era associar o valor sonoro.
Ênfase dada pelas primeiras cartilhas escolares até cerca de 1950.
Na década de 50 quando a escola começu a se preocupar com os mecanismos de alfabetização para os alunos, a ênfase passou a ser dada à escrita e não mais à leitura.
O período marca o inicio do ba,be,bi,bo,bu, esse método segue um mdelo igual para todos quem conseguia seguir essa ordem direitinho era aprovado, quem não conseguia era submetido a reprovação.
Como ocorre o processo de Alfabetização em tempos atuais.