Resenha as barbas do imperador
Lilia Katri Moritz Schwarcz é graduada em História pela Universidade de São Paulo possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas tem doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e livre-docência em Antropologia Social pela USP.
O livro As Barbas do Imperador de Lilia Katri Moritz Schwarcz, busca fazer uma reconstrução da figura e do papel simbólico do imperador D. Pedro II durante um momento crucial da história brasileira na qual o Brasil paulatinamente vai transformando-se em um país de caráter colonial a um país com características modernas, dotado de um soberano e de instituições solidificadas.
No século XIX, em meio a períodos de conturbações pelo qual o Brasil passava, Schwarcz focaliza na figura do imperador brasileiro através de um excelente trabalho iconográfico. Toda essa documentação iconográfica levantada por Schwarcz faz com que ela construa um trabalho historiográfico voltado a uma visão mais sincrônica, enfatizando o cotidiano do império brasileiro e deixando de lado toda aquela visão diacrônica e narrativa dos fatos históricos, problematizado os acontecimentos e levantando novas visões aos fatos. Desta forma, alguns temas foram destacados por Schwarcz para uma melhor compreensão das particularidades do Brasil e mais enfaticamente de seu imperador.
Levantar como questão o estabelecimento de uma monarquia nos trópicos é um dos temas ressaltado por Schwarcz, pois, no plano de uma politica externa, uma monarquia encravada em um continente americano gerava certo desconforto. Portanto, a preocupação de D. Pedro II não era somente firmar uma realeza brasileira, mas também criar uma identidade singular para seu império.
Destacar uma memoria e reconhecer uma cultura a esse império foi um dos pontapés iniciais para a construção dessa nova identidade. A construção do Instituto Histórico e Geográfico