Invertebrados nemertinos
No mundo: 1.149
No Brasil: 41
Conhecidas no estado de São Paulo: 39
Grego: Nemertes = uma ninfa do mar
Nome vernáculo: nemertino
Classe Anopla
Ordem Palaeonemertea
Ordem Heteronemertea
Classe Enopla
Ordem Hoplonemertea
Ordem Bdellonemertea O filo Nemertinea, também conhecido como Rhynchocoela ou Nemertea, compreende 250 gêneros e 1.149 espécies.Os nemertinos são vermes alongados e freqüentemente achatados, acelomados, com epiderme ciliada e uma probóscide utilizada na captura de invertebrados. Podem medir desde alguns milímetros até mais de 1m de comprimento. A maioria das espécies pertence ao bentos marinho litorâneo, vivendo sob pedras e conchas, sobre algas, no lodo ou na areia; algumas espécies são comensais, principalmente as de crustáceos e moluscos. A costa brasileira, com exceção de São Paulo, é praticamente desconhecida. A escassez de nemertinos na zona tropical talvez reflita apenas o estado da pesquisa do grupo. Os nemertinos marinhos são, ecologicamente, um grupo quase que negligenciado. No entanto, alguns trabalhos na área ecológica têm sido realizados e indicam, por exemplo, que estes animais acumulam metais pesados.
A distribuição e a abundância relativa dos nemertinos fazem com que sejam organismos ideais para investigações sobre poluição no ecossistema marinho. Estudos realizados em laboratório sugerem que os hoplonemertinos são predadores importantes de crustáceos, como anfípodos e isópodos. Alguns nemertinos predam ovos de crustáceos decápodos, podendo afetar a reprodução de espécies exploradas economicamente.
A importância ecológica das espécies do litoral brasileiro (a maioria endêmica)é desconhecida, e não existem coleções organizadas.
São predadores, podem ser marinhos (1.123 espécies), de água doce (12 espécies) ou terrestres (15 espécies). Possuem a habilidade de se fragmentar quando predados e se regenerar. Isso é uma forma de proteção e também de reprodução