RESENHA ARTE DA GUERRA
O general-filósofo Sun Tzu, escreveu nos capítulos livro que fizeram parte de um manual de estratégia de guerra que ficou conhecido como a Arte da Guerra. Seus ensinamentos ainda são atuais, e é o livro utilizado por administradores, empresários e todos aqueles que desejam um embasamento em suas estratégias. Seu texto aplica-se à competição e ao conflito em geral. Sua meta é a vitória sem luta. A Arte da Guerra demonstra as estratégias e meios de como um líder deve-se portar para influenciar seus subordinados. Somente com liderança os resultados serão obtidos. Para ganhar uma guerra é necessário o estudo preliminar detalhado baseado em cinco fatores fundamentais: a influência moral, o clima, o terreno, o comando e a doutrina. Somente com o conhecimento desses fatores levará o general à vitória, e o seu desconhecimento à ruína.
Os elementos essenciais para ganhar uma guerra são baseados em subordinados bem preparados, concessões de prêmios e castigo de forma adequada, previsão de vitória e derrota, atitudes concentradas e ataque as fraquezas do inimigo promovendo a divisão quanto este estiver unido.
È preciso ter sabedoria para lidar com as dificuldades do cotidiano, e saber direcionar as pessoas para que façam o correto para atingir sua vitória, e não destruir o inimigo e nem seu território para dizer que atingiu a vitória e nem é preciso guerrilhar para mostrar seu poder. Tem que fazer com que o inimigo se sinta derrotado sem ter que lutar.
Se você é mais fraco que o inimigo é hora de se retirar, se o inimigo é mais fraco que você é hora de avançar para mostrar pra ele que ele perdeu sem que fosse preciso lutar. agora se quem estiver no comando, não traçar uma estratégia será difícil ganhar e manter seus soldados motivados para vencer. Não poderá mostrar duvida e nem insegurança aos seus soldados, assim perderá a confiança de seus soldados.
Existem cinco fatores que permitem que se preveja qual dos oponentes sairá vencedor: