Resenha aprender a aprender
TÉCNICAS DE POSICIONAMENTO E
NAVEGAÇÃO
Curso: Ciência Ambiental
Prof. Alberto
Dezembro de 2012
1) INTRODUÇÃO
Há milhares de anos o homem vem buscando identificar o espaço em que vive, seja para a sua sobrevivência, seja para a definição de “novos horizontes”. A definição desse espaço primeiramente foi realizada através da observação visual de objetos ou pontos notáveis na superfície topográfica, que os auxiliassem em seus deslocamentos e retornos. Hoje, o posicionamento pode ser realizado através de técnicas espaciais que permitem a navegação em qualquer lugar da superfície terrestre, a qualquer hora, e sob quaisquer condições atmosféricas.
De uma forma geral, para que possamos navegar em um determinado local, torna-se necessário que a posição das feições que definam essa superfície seja conhecida. Portanto, a navegação depende do posicionamento.
Posicionamento: consiste em determinar posições de objetos estáticos ou móveis através das coordenadas associadas a um referencial. Pode ser realizado de várias formas, usando diversos instrumentos. Navegação: consiste no deslocamento orientado de um lugar para o outro, a partir das posições conhecidas de feições, astros, satélites, e/ou da utilização de mapas, cartas e navegadores.
Exemplos de Técnicas de Posicionamento:
- Astronomia:
- Triangulação:
- Topografia:
- Sistema de Posicionamento Global – GPS:
- VLBI (Very Long Baseline Interferometry):
- etc.
Astronomia de Posição
Triangulação
Topografia
Posicionamento por GPS
VLBI
Exemplos de Navegação:
- Marítima:
- Terrestre:
- Aérea:
Navegação Terrestre
2) HISTÓRICO SOBRE A DEFINIÇÃO DA FORMA DA TERRA
“A Terra é plana e apoiada no dorso de quatro enormes elefantes de pé sobre a carapaça de uma imensa tartaruga, que por sua vez se apoiava numa serpente flutuando num oceano sem limites”. A milhares de anos atrás, essa era (ou poderia ser) a imagem que se tinha da forma da Terra.
Desde os