Resenha Aprender Antropologia
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Campus de Franca – SP
Resenha: APRENDER ANTROPOLOGIA
Antropologia
Prof.ªDrª Hilda M.G. da Silva
Taís Alessandra Sbrissa Lourenço, Serviço Social, Noturno.
Franca
2013
Aprender Antropologia é um livro de introdução à disciplina de Antropologia principalmente aos que iniciam uma carreira acadêmica e que querem conhecer melhor os conceitos da antropologia sobre o próprio homem. François Laplantine nasceu em 11 de fevereiro de 1943, é um pesquisador francês, especialista em etnopsiquiatria ou etnopsicanálise. Laplatine trabalhou no Brasil, em particular no nordeste.
O livro é organizado em Introdução e Três Partes, que são: (I) Marcos para uma história do pensamento antropológico; (II) As principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo; e (III) A especificidade da prática antropológica. O livro possui junto da Bibliografia, duzentas e uma paginas.
Na introdução, o escritor expõe o objeto da antropologia que são as Sociedades “primitivas”, que seria aquelas sociedades longínquas, e simples. E que ao analisa-las, podemos compreender as nossas próprias sociedades complexas. Também supõe uma dualidade entre o objeto e o observador. A antropologia tem em foco o estudo do homem inteiro, e o estudo dele em todas as sociedades e em todas as épocas, por meio da observação direta de forma lenta e contínua, de grupos pequenos, com quem teve relação pessoal. Também cita alguns dos campos de investigação que são a Antropologia biológica, pré-histórica, linguística, psicológica e a antropologia social e cultural. E lembra que a alteridade faz com que aceitemos o diferente, as outras culturas.
Na Primeira parte, o escritor relembra que a antropologia começa com a descoberta do Novo Mundo. E o interesse que se dá aos novos habitantes. Então se criou duas ideologias: a Recusa do estranho, onde a sua sociedade é