politica
Sílaba Tônica:
A sílaba tônica de uma palavra é aquela que apresenta maior peso em sua pronúncia, isto é, a sílaba mais alta ou mais forte da palavra. Não podemos confundir essa definição com a maior duração de sons de um termo, por exemplo: ao pronunciarmos a palavra amor. A sílaba A parece ter maior duração, porém, a sílaba mais alta, forte, é MOR. Quando uma sílaba é acentuada já nos facilita a percepção, pois o acento serve também para demarcar a sílaba tônica de um termo (mais adiante veremos acentuação gráfica).
Observe os exemplos:
EX.: Saúde: sa-ú-de.
Lápis: lá-pis.
Amor: a-mor.
Castelo: cas-te-lo.
Martelo: mar-te-lo.
Note que algumas palavras parecem ter um acento fantasma, caso de martelo, castelo, essas palavras também são fáceis de demarcarmos a sílaba tônica; Quanto aos termos que não apresentam um acento fantasma em sua pronúncia devemos analisar a sílaba de presença mais forte ou mais alta.
Classificação da Sílaba Tônica:
As palavras são classificadas de acordo com a posição da sílaba tônica. Os termos podem ser oxítonas, paroxítonas ou proparoxítonas.
Oxítonas: As oxítonas caracterizam-se por apresentar a sílaba tônica na última sílaba da palavra.
Ex.: Mar, Maracujá, Vatapá, cipó, café, Radar, parabéns, etc.
Paroxítonas: Caracterizam-se pela presença da sílaba tônica na penúltima sílaba da palavra.
Ex.: Táxi, Tênis, Lápis, Félix, Bíceps, Oca, índio, Caneta, moto, etc.
Proparoxítonas: São os termos que apresentam a sílaba tônica na antepenúltima sílaba da divisão silábica.
Ex.: Música, Sábado, Física, Sátira, Química, etc.
A palavra "possível" tem três sílabas: pos-sí-vel. Ao lermos a palavra, colocamos maior força na sílaba "sí". Ou seja, acentuamos - no sentido de que a destacamos, enfatizamos, sonoramente - esta sílaba. Ela é, portanto, a sílaba tônica da palavra, pois é sobre ela que recai o acento da fala.
Já as duas