resenha Apologia da História, Marc Bloch
Marc Bloch nasceu em 1886 e morreu em 1944; ele era judeu nascido na França, que participou da segunda guerra mundial. Marc Bloch foi fundador da revista Escola dos Annales juntamente com seu amigo Lucien Febvre, esta revista foi fundada em 1929, onde nesta mesma, eles queriam fazer uma história renovada e nova utilizando outras ciências como, geografia, sociologia e antropologia, mas Marc Bloch teve de deixar a revista aos cuidados de seu amigo Febvre, por ser judeu e participar da segunda guerra mundial.
Marc Bloch escreveu muitas obras como ao Reis Taumaturgos, Sociedade Feudal, o Apologia da história foi escrito no fim de sua vida e inacabado.
Nesta obra Apologia da História ou O Oficio do Historiador escrita pelo historiador Marc Bloch que é um gigante mestre da história, considero ele assim, porque ele conseguiu escrever um livro com visões totalmente diferentes de sua época, pois nesta época a história sofria ainda uma enorme influencia do darwinismo, e a história era vista como uma evolução do tempo, não vamos longe a pouco existia professores que desenhavam uma linha do tempo no quadro para explicar a historia ou a evolução do homem e acredite ainda existe.
Marc Bloch deixa bem claro em seu livro que a historia tem que ser dinâmica, que ela sofre com a ação do tempo, cultura, geografia e acredito que todo historiador deveria pensar assim, pois a historia é assim, todos estamos juntos, mas com compartilhamentos realidades diferentes com diversidade, então a verdade do tempo é continua, pois está em mudança o tempo todo.
Marc Bloch está além do seu tempo, e por isso sua obra livro apologia da história ou o oficio do