Resenha aníbal ponce
Faculdade de Educação
Nome: Jaqueline Tamara da Silva R.A 117320
Professor: André Luiz Paulilo Data: 30/06/2011
Disciplina: História da Educação EP 110
Resenha do Livro: PONCE, Aníbal. Educação e Luta de Classes. 14ª ed. São Paulo: Cortez, 1995.
O livro Educação e Luta de Classes, publicado em 1934, escrito por Aníbal Ponce nascido em 06 de junho de 1898, psicólogo, político e professor, aborda a história da educação desde a sociedade primitiva até a educação contemporânea.
Através do estudo de uma sociedade dividida em classes, Ponce chega a uma perspectiva, de que a educação é moldada conforme as necessidades da sociedade analisada.
A princípio o autor fala das comunidades primitivas e a luta que as classes inferiores já enfrentavam.
A educação dessas comunidades era voltada para as necessidades da mesma, o que era produzido dividia-se entre todos, sempre tendo como visão a sobrevivência da tribo e dos indivíduos que compunham esta. Diferenciando o homem dos demais animais somente pela capacidade de pensar, criar e manter sua cultura.
Nessas comunidades primitivas não havia escolas, a educação era transmitida pela observação das crianças para com os adultos, visando sempre às necessidades de sobrevivência da tribo, portanto o que se aprendia era a pesca, caça, agricultura, etc.
A transição da comunidade primitiva para a sociedade dividida em classes nos faz pensar que a luta entre essas classes acontece logo em seguida, o que não é verdade. A luta consciente ocorre em um momento da evolução, antecedente a ele acontecia às contradições dos interesses que se manifestavam sem ser efusivas.
A Grécia Antiga foi um exemplo de consciência sobre a existência da luta de classes, através do “ócio” exercido somente pelas classes dominantes, que utilizava a educação para fins próprios e transmitia para os demais, classes oprimidas, somente o que lhes era