Resenha antropologia
Resenhado por: Sara Evangelista Queiroz, Direito, primeiro “b”, noturno
De acordo com o texto, o autor vem nos explicar sobre a antropologia e nos constituir de um amplo leque de paradigmas citados por ele.
A antropologia é a ciência que estuda o homem e sua sociedade com tais modificações temporárias, tendo seus campos de estudos, tais como: (Paleontologia Humana, Somatologia, Raciologia, Antropometria, Arqueologia, Etnografia, Etnologia, Lingüística, Folclore, Antropologia Social, Cultura e Personalidade) todos esses citados com um objetivo e sua centralidade.
Os pólos da antropologia têm como estudo o ser humano e suas produções materiais e imateriais, nos aspectos físicos e culturais, sendo os cinco principais pólos a: Antropologia Biológica, Antropologia Pré-Histórica, Antropologia Lingüística, Antropologia Psicológica, e antropologia social e cultural.
Em meados do século XIX a antropologia cresceu e se consolidou com exemplos essenciais, com estudos e observações para entender melhor o homem, e seus modos de vida na sociedade.
A articulação do olhar etnográfico vem seguindo passos do século XIX registrando várias importantes crônicas “etnográficas” feitas por guerreiros, religiosos, exploradores, e viajantes que passaram por ali desde a antiguidade clássica.
Assim como os outros tópicos do texto, a antropologia vem com suas formas de estudos, nos levarem ao entendimento de onde vem o homem, e entender os seus comportamentos, pois estando sem esse entendimento não conseguimos viver bem em uma sociedade na qual vivem tantas mudanças, muitas vezes radicais.
Vejamos que cada filósofo tem os seus métodos de estudo e seus pensamentos para melhor entender o homem durante a passagem das décadas, com as mudanças de sua cultura, seus costumes, e relações sociais.
A antropologia da nossa atualidade tende seu foco para as