Resenha 7
VOCABULÁRIO
SIEDLANGEN (produção serial de casas) – Preconizada pelo arquiteto Ludwing Hilberseimer
MÓDULO
MODULOR
SÉRIE
PARTIDO
ECONOMIAS DE ESCALA
RITMO
Richard Neutra “ o arquiteto é um médico que deve conhecer a história do seu paciente”
Por isso neutra conhecia seus clientes perfeitamente antes de fazer qualquer projeto.
LESS IS MORE
FORMAS CURVILÍNEAS DE NIEMEYER MOSTRAM QUE A INDUSTRIALIZAÇÃO NÃO DEVE SER CONDICIONANTE A UMA PADRONIZAÇÃO DO INDIVIDUO.
ARQUITETURA RACIONAL X ARQUITETURA EMOCIONAL LINGUAGEM CONTEMPORÂNEA QUE FOGE DO ÂNGULO RETO CONVENCIONAL DA ARQUITETURA DA RAZÃO
MODERNISMO X ARQUITETURA FENOMELONOLÓGICA
Obras irracionais que abandonam a razão a favor de uma comunicabilidade imediatamente familiar às massas e , ao mesmo tempo, intrigante para intelectuais de plantão.
"A arquitetura como fato isolado, prédio por prédio, pode ser um excelente instrumento de destruição da cidade".
Paulo Mendes da Rocha, 2001.
Ponderação sobre os usos e intervenções não característicos dos monumentos/obras históricas produzidas no modernismo. Expressamos nossa época e nosso estilo com a relação que temos com nosso passado. Seja como uma forma de resgatar aquilo que não vivemos, seja como uma tentativa falha de resgatar sensações das quais não temos acesso no cotidiano.
Em relação à crítica, tem-se à área de preservação de patrimônio como principal no ramo da arquitetura, em virtude da possível atribuição de valores cabíveis, excepcionalidades, etc.
Francóis Choay “o patrimônio histórico parece fazer hoje o papel de um vasto espelho no qual nós, membros das sociedades humanas no fim do século XX, contemplaríamos a nossa própria imagem.”
Para Jacques Le Goff (1992: 536) qualquer coisa que fica do passado, é um produto da sociedade que fabricou segundo as relações de força que ai detinham o poder.”
A utilização desses monumentos como fonte